domingo, 17 de maio de 2015

Segunda-feira: Dia de começar a dieta

Todo domingo é a mesma conversa... Segunda-feira começo a dieta!

A maioria de nós, principalmente nós mulheres, que somos meio paranóicas com o peso, com a estética e com a imagem, sempre tentamos começar um regiminho, uma academia, uma corrida, etc, na segunda-feira.

Bom, vou dizer à vocês que eu e meu marido, que estamos um tiquinho fora do peso, combinamos desde a semana passada que iremos começar uma dieta nesta segunda. Mas longe daquelas dietas malucas que lemos em revistas, vemos na internet. Nada de ficar o dia sem comer nada, ou aquelas dietas loucas, que comemos o dia inteiro somente melancia ou essas maluquices. Primeiro que apesar de emagrecer, nosso corpo fica debilitado e há aquele efeito sanfona, que todos nós já ouvimos falar. Podemos até emagrecer, mas com o tempo a gordurinha volta pro mesmo lugar, quando não volta com mais gorduras "amigas".

 Foto - Fonte: www.doutissima.com.br

Posso dizer isso com propriedade, pois quando eu era mais jovem, na ânsia de ter o peso ideal, o corpo "perfeito", fazia as dietas loucas que diziam que eram tiro e queda...E foi mesmo! Emagreci, mas junto com o peso ideal veio o mal estar, as tonturas, a pressão que vivia caindo, até eu descobrir que estava com anemia.

O ideal é seguirmos uma dieta saudável mudando os nossos hábitos. São pequenas coisas que devemos adotar no dia a dia para atingirmos a nossa meta, sem comprometermos a nossa saúde nem ficar igual a uma sanfona, emagrecendo e engordando, emagrecendo e engordando... Além de fazer um mal danado imagina quanta estria vai aparecer nesse vai e volta.


 Resultado de imagem para efeito sanfona Foto - Fonte: www.mulherescompulsivas.com.br

Para mantermos uma dieta saudável não podemos deixar de nos alimentar. O ideal é comer de três em três horas. Tomar o café da manhã, fazer um lanchinho entre o café e o almoço (pode ser um iogurte, uma fruta, uma barra de cereal), fazer um almoço equilibrado, com uma proteína, verduras, cortando os refrigerantes e sucos de caixinha, pois neles contém muito açúcar. Um lanche três horas depois do almoço e um jantar leve.

Resultado de imagem para comer de 3 em 3 horas cardapio Foto - Fonte: www.saudesporte.com.br

Consumir água também é muito importante, de 1,5 litro a 2 litros por dia. Além de não ter nenhuma caloria a água hidrata o nosso corpo e não faz mal a saúde.

Resultado de imagem para beber água Foto - Fonte: www.nutricionario.com

Devemos também consumir menos sal e açúcares. O sal em excesso é um vilão para o coração, aumentando os riscos de hipertensão e doenças cardiovasculares. Para nos previnirmos devemos evitar os produtos enlatados, embutidos (como salame, presunto, mortadela...), enfim os industrializados em geral. A medida diária de sal recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 4 a 6 gramas.

Resultado de imagem para sal Foto - Fonte: www.nutricaoalternativa.com.br

Já o açúcar, que está presente em nossas vidas também na forma de docinhos pra adoçar o nosso dia, para melhorar o nosso humor, ainda mais naqueles dias que estamos estressadas, ansiosas, irritadas faz muito mal se consumido também em excesso. A OMS recomenda a ingestão diária de 50 gramas de açúcar ou 10 colheres de chá.

Resultado de imagem para doces Foto - Fonte: www.ortonutro.com.br

O açúcar além da diabetes pode causar também problemas cardíacos, pois eleva o risco de hipertensão e está ligado ao envelhecimento precoce, pois ele acelera o processo de glicação, que é um dos responsáveis pelo envelhecimento celular. E nem citamos a nossa temida obesidade.

Ai ai, lá se vão meus brigadeiros pós almoço...

Devemos também incluir em nossa rotina exercícios regulares. Nos matricular em uma academia, ou escola de dança, ou de luta, ou natação. Há inúmeras opções para começarmos a nos exercitar. E se você não gosta de nada disso ou não tem tempo nem dinheiro, há as alternativas como caminhar, pedalar, correr, etc.

Resultado de imagem para passeio de bicicleta Foto - Fonte: www.purepeople.com.br

O meu marido já faz exercícios regularmente e além disso caminhamos com a nossa Mel (Golden Retriver) todos os dias. 

Com essas informações vocês puderam perceber que a dieta feita dessa forma não é só uma questão de estética, é antes de tudo optar por um estilo de vida mais saudável e ter a consciência de que se não cuidarmos do nosso corpo e de nossa saúde os riscos de ficarmos doentes é bem maior.

Então, vamos começar uma dieta saudável nesta segunda-feira?

2 comentários:

  1. A ansiedade é um outro mal que nos faz comer muito sem necessidade, mas para suprir algo que não é comida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, quando estamos ansiosos, a primeira coisa que vem é a comida, mas podemos trocar por outras coisas, como algumas atividades esportivas. O ideal é trabalhar essa ansiedade para ter um controle sobre ele e não ele sobre você.
      Beijos

      Excluir