quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

E ai, cadê a água?

Já faz um tempinho que nós que moramos em São Paulo estamos sofrendo com a falta de água em quase todo o estado e pelos noticiários, estou vendo que a falta de chuva está atingindo reservatórios de outros estados também.


Não é de hoje que ouvimos falar da falta de água em algumas regiões do Brasil, principalmente da seca no sertão nordestino, mas nós da região Sudeste nunca poderíamos imaginar que isso aconteceria aqui. Só que infelizmente as represas estão secando e já há alguns bairros na cidade de São Paulo que estão sofrendo com a falta de água nas torneiras de casa.

E agora, o que fazer? Reclamar do governo que não tomou as devidas providencias quando ainda tinha tempo? Reclamar a São Pedro por que não faz chover nas represas? Ou tentar fazer a nossa parte para economizar o que temos ainda para não ficarmos sem nada?

Claro que além de nós, os governantes também devem fazer a parte deles, mas não podemos somente esperar pra ver o que acontece. Então que tal seguir algumas dicas para economizar a água?

DICA 1.
Tome banhos curtos e desligue o chuveiro ao se ensaboar.









DICA 2.
Feche a torneira ao escovar os dentes e ao se barbear.











DICA 3.
A água da máquina de lavar roupas é uma água limpa e pode ser reutilizada para dar descargas nos vasos sanitários ou para lavar o quintal.

Comecei a fazer isso em casa e só aí que percebi o quanto uma máquina de lavar roupas consome água.







DICA 4.
Antes de lavar a louça, com a torneira fechada, tire todo o excesso, pode ser com a esponja mesmo, e feche também a torneira ao ensaboar a louça.






DICA 5.
Não deixar as torneiras e chuveiros pingando. Consertar os vazamentos é muito importante, pois uma torneira pingando joga pro ralo litros de água em um só dia.









E com essa crise, podemos adotar outras medidas como não lavar o quintal com água da mangueira e evitar de lavar os carros, 

Essas dicas podem ser feitas não somente com esta crise da água, podemos fazer disso parte do nosso dia a dia. Se todos adotarem essas dicas e o governo começar a investir mais nas necessidades da população, com certeza no futuro não sofreremos mais com a falta de água. 

2 comentários: